Balanço geral do Estado de Mato Grosso

Cumprindo o que determina a Legislação, a SEFAZ-MT elaborou o Balanço Geral do Estado Exercício 2010. O Balanço Geral é o documento que expressa todas as operações do Governo do Estado, incluindo as ações dos Poderes Judiciário e Legislativo, além do Ministério Público e Defensoria Pública e que é submetida para apreciação do Poder Legislativo, bem como toda Sociedade Civil.

Coube a DataDigital Tecnologia, a responsabilidade,mais uma vez, de desenvolver o Balanço na forma de documento eletrônico.

O Balanço Geral é composto por 5 volumes, são eles: Volume I – Relatório Circunstanciado sobre as Contas, Volume II – Anexos da Lei 3.320/64, Volume III – Anexos do Tribunal de Contas, Volume IV – Anexos Especiais, Volume V – Parecer Técnico Conclusivo de Controle Interno-Contas de Governo. Todos estes volumes perfazem mais de 8.3 mil páginas.

A DataDigital, especialista em Gestão Eletrônica de Documentos e Conteúdo (GED/ECM) com Certificação Digital, acompanhando as tendências da tecnologia, desenvolveu a edição 2011 na forma de livros eletrônicos em DVD que é distribuído para Entidades Governamentais, Escolas, Bibliotecas, Pesquisadores e disponível também para acesso via Internet em computadores de mesa, laptops, netbooks e também o Tablet Ipad da Apple.

Além dos livros eletrônicos, por força de lei, a SEFAZ ainda é obrigada a imprimir algumas cópias e formalizá-las junto ao Tribunal de Contas, Assembléia Legislativa e Secretaria do Tesouro Nacional-STN.

“Tivemos um ganho muito grande com o livro eletrônico. A mobilidade, DVD ou Internet, a facilidade de localização instantânea da informação não se compara a manipular mais de 8.000 páginas em papel, pois este Balanço é fornecido a escolas, universidades, bibliotecas, pesquisadores e utilizamos internamente para prestar informações à sociedade. O próximo passo é alterarmos a legislação tornando desnecessária a impressão e prevalecendo apenas o Eletrônico com a Certificação Digital”, comenta o Sr. Luiz Marcos, Contador Geral do Estado.

O tema da capa e as artes foram criados pela equipe da Assessoria de Comunicação da SEFAZ-MT.

“A tecnologia está disponível para facilitar as nossas vidas, reduzirmos custos e principalmente disseminarmos o conhecimento. A disponibilidade de acesso e a comodidade de folhear um livro eletrônico aumentam o interesse em saber como andam as contas do Estado. Imagine se você tivesse que lidar com 8.300 folhas de papel?”, acrescenta Sérgio Neto, Diretor de Soluções e Projetos da DataDigital Tecnologia.

Sefaz